CURSO GRATUITO DE HORTA

com Carol Costa

Aula 01

Facebook Comments Box

Resumo da Aula 01

Bem vindo ao Curso Gratuito de Horta, verdinho!

Tá pronto pra dar o primeiro passo em direção à sua tão sonhada horta em casa? Pode vir sem medo, eu tô aqui pra de dar a mão e mostrar o quanto de generosidade cabe numa semente! Com um punhado de substrato, água e raios de sol, você constrói um mundo verde e delicioso onde cabe folhinhas tenras, alimentos saudáveis pra família, raízes coloridas, flores que se transformarão em sementes e mais um montão de surpresas. Ter uma horta em casa é trazer a natureza pra perto, encher o lar com vida e cor. Eu comecei do mesmo jeito que você, verdinho, mas quero dividir o que aprendi durante meus dez anos de jardinagem pra você pular os erros e ir certeiro de encontro pra colheita feliz!

Hoje foi a nossa primeira aula, teve mais de 40 mil verdinhos assistindo simultaneamente! E confesso, ainda dá aquele friozinho na barriga em todo início de aula #quemnunca! Aqui, nesse curso, veremos juntos como plantar e colher espécies que são perfeitas pro nosso clima e realidade que vivemos. Que tal cultivar um rabanete que fica pronto em 28 dias? Ou, quem sabe, plantar uma macaxeira, que é a cara do nosso Brasil? Então, bora lá colocar as mãos e as sementes na terra, seja no quintal, varanda ou num vasinho pertinho da janela. Pra inauguração do Curso Gratuito de Horta, conseguimos ver e conversar sobre um montão de coisas, espia só:

  • onde colocar as plantas na sua casa
  • aproveitando melhor a luz do sol
  • estruturas pra otimizar o espaço e aproveitar cada raio solar
  • suportes pra plantas no alto, pra ficar na altura da janela
  • carrinhos e fruteiras dão jardineiras incríveis
  • uma parede pode virar uma horta vertical
  • como transformar um rolinho de papel em um vaso biodegradável
  • semeamos ao vivo e em cores, Brasil!

Dá pra cultivar uma horta em qualquer lugar, verdinho, é só começar com a primeira semente! Mostrei como iniciei o cultivo de hortaliças e temperos no pátio do meu prédio, no início da pandemia e, onde só existia um lugar descampado com muito vento, agora tem jardineiras com alecrim, boldinho, capim-limão, malva-de-cheiro, alho, batata-doce… você também pode dar esse passo e será demais!

Chegou agora e perdeu o esquenta pras lives? Ou ficou curioso pra saber de onde é aquela minha camiseta linda? Ah, é o meu primeiro livro, o “Horta em Vasos” que chamou sua atenção? Peraí que tem um montão de links pra você!

Série de vídeos Horta em Casa:
5 dicas pra ter uma horta: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/5-dicas-pra-ter-uma-horta-em-casa/
Kit básico pra começar: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/kit-basico-pra-comecar-sua-horta-em-casa/
Escolhendo o melhor local na sua casa: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/escolhendo-o-local-pra-sua-horta-em-casa/
Como semear sua horta: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/como-semear-na-sua-horta-em-casa/
O que plantar: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/o-que-plantar-na-sua-horta-em-casa/

Camiseta da Loja Botânica, você encontra aqui: https://loja.universidademinhasplantas.com.br/loja/

Meus livros:
Minhas Plantas – Jardinagem para Todos (Até quem Mata Cactos): https://loja.universidademinhasplantas.com.br/produto/livro-minhas-plantas-jardinagem-para-todos-ate-quem-mata-cactos/
Minhas Plantas – Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal):
https://loja.universidademinhasplantas.com.br/produto/livro-minhas-plantas-paisagismo-para-todos-ate-os-sem-quintal/
Horta em vasos: https://amzn.to/2NNFinB
365 Dias Para Plantar: https://amzn.to/2ZIzUEI
Cactos e Outras Suculentas para Decoração: https://amzn.to/2PFe2dm

Ainda deu tempo pra falar sobre a diferença de começar uma horta através de sementes ou de mudas e você pode escolher a opção que é a sua cara! Quer variedades incríveis de legumes, hortaliças e temperos e ainda gostaria de acompanhar todo o processo do cultivo? Vá de sementes! Tem pressa, bate pouco sol na sua casa mas ainda assim, gostaria de temperos frescos ao alcance da sua mão? Então, mudas é pra você!

Dá pra experimentar esse mundo diverso sem medo de errar, e é isso que quero que você faça. Se tem criança em casa, chame os pequenos pra ajudar. Convida seus pais, avós e tios, porque cultivar seu próprio alimento é muito democrático! Aliás, que tal já me mostrar do que é capaz? Estou esperando você executar uma receita sua, onde os vegetais são as estrelas e me surpreender! Posta uma foto dessa comidinha deliciosa no Instagram, marca o perfil @minhasplantas e escreve a hashtag #cursogratuitodehorta – quero ver algo que vá além de uma salada, tá?

Beijo e, nos vemos na aula 2!


Carol Costa