CURSO GRATUITO DE HORTA

com Carol Costa

Aula 03

Facebook Comments Box

Resumo da Aula 03.

Verdinho, já chegamos no meio do Curso Gratuito de Horta, acredita? 

Hoje foi ao ar a terceira aula, recheada de informações pra te ajudar a dar mais um passo em direção à sua horta em casa! Mostrei ao vivo pra você que é possível cultivar alimentos aí na sua casa, exatamente do jeito que faço aqui, do outro lado da tela. Espero de verdade que suas colheitas sejam tão gostosas e generosas quanto um pé de batata-doce!

Acredita que uma única rama de batata-doce pode se transformar numa planta enorme e gerar uma quantidade absurda de alimentos? Pois é exatamente o que vimos na aula de hoje: começamos com uma porção de batatas-doces (exatamente 8 quilos) na bancada. Essa é a quantidade que uma única planta pode produzir em um vaso grande! Pra mostrar  um pouco mais, colhi batatas (em tempo real!) de um vaso onde plantei uma rama de batata-doce em outubro. Em quatro meses e meio, aquele raminho se transformou numa planta extremamente bonita, que rende um refogado ótimo feito de suas folhas, mas, a melhor parte foi remexer a terra e tirar lá de dentro batatas que eu mesmo cultivei! Sem agrotóxicos, tudo bem natural e ainda acompanhei de perto o crescimento da planta a cada dia! São motivos assim que deixam essas batatas-doces ainda mais doces! S2

Falamos ainda sobre dois elementos que sempre estão na nossa horta e que podem passar despercebidos por olhos desatentos: o vento e a água. O vento, como um ladrão invisível, pode roubar a umidade do solo e das folhas das plantas e ele pode ser ainda mais cruel , quando as vítimas são hortaliças! Algumas soluções, como quebra-ventos, coberturas do substrato com palhinhas protetoras e,usar a técnica do dedômetro vão garantir economia de água e plantas hidratadas.

Veja só como nossa aula de hoje teve temas interessantes:
– batata-doce, de um ramo à colheita
– formas pra proteger uma área que venta muito
– pela folha dá pra saber se a planta gosta de ventou ou não
– quebra-vento com plantas, treliças e alambrados
– protegendo o solo pra evitar evaporação da água
– mulching, nossas queridas palhinhas protetoras
– matérias orgânicas de origem vegetal pra pra cobrir o solo
– vasos maiores ajudam a manter a umidade do solo
– vermiculita é ótima pra reter água
– dedômetro: a melhor ferramenta pra saber quando regar

Pro plantio em rede nacional, hoje fomos de rizomas, Brasil! Assim como a batata-doce, os rizomas são caules modificados que crescem embaixo do substrato armazenando nutrientes. Muitas plantas da horta são super fáceis de reproduzir com partes pequenas do caule, no caso da batata-doce e da macaxeira, ou do rizoma, como fiz com a cúrcuma e o gengibre. Mostrei como dá pra identificar as brotações destas espécies rizomatosas e a maneira de plantá-las. Fiz até um vaso-estufa (uau, um combo) com uma garrafa PET e plantei cúrcuma e gengibre.

Foram muitas novidades, mas quero que você aprenda ainda mais. Pra ajudar nos estudos, aqui vão mais links, seja pra rever as aulas, assistir/reassistir os vídeos do “esquenta” Horta em Casa e também encontrar alguns itens que utilizei na live de hoje.

Série de vídeos Horta em Casa:
5 dicas pra ter uma horta: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/5-dicas-pra-ter-uma-horta-em-casa/
Kit básico pra começar: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/kit-basico-pra-comecar-sua-horta-em-casa/
Escolhendo o melhor local na sua casa: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/escolhendo-o-local-pra-sua-horta-em-casa/
Como semear sua horta: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/como-semear-na-sua-horta-em-casa/
O que plantar: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/o-que-plantar-na-sua-horta-em-casa/

Curso Gratuito de Horta
Aula 1: https://minhasplantas.com.br/tv/curso-gratuito-de-horta/curso-gratuito-de-horta-aula-1/
Aula 2: https://minhasplantas.com.br/tv/curso-gratuito-de-horta/curso-gratuito-de-horta-aula-2/

Materiais e ferramentas
Loja Minhas Plantas – você encontra a camiseta da Loja Botânica que usei na live e também meus livros (https://loja.universidademinhasplantas.com.br/)
Sementes da Isla Sementes (https://www.instagram.com/islasementes/)
Jardineira da Vasart (https://www.lojavasart.com.br) e vasos da Ecovaso (https://www.instagram.com/ecovaso_/)
Pulverizador de pressão acumulada da STIHL (https://www.instagram.com/stihloficial/)

Tem mais links!
Palinhas protetoras (https://minhasplantas.com.br/blog/palhinhas-protetoras/)
Como molhar suas plantas e a técnica do dedômetro (https://minhasplantas.com.br/tv/rega/rega-perfeita-como-molhar-suas-plantas/)

Ufa! Quanta informação bacana! Quero que você extraia o máximo dessas aulas, pra conseguir mergulhar nesta generosidade verde e tar colheitas tão gostosas quanto a que fizemos juntos hoje, nessa live incrível! E agora, dá licença que quero mais um bocadinho daquela torta de folhas batata-doce com ricota que tá in-crí-vel! Ah, falando nisso, ainda quero ver sua receita: posta lá no Instagram, marca o @minhasplantas e coloca a hashtag #cursogratuitodehorta! Lembra que precisa ser pratos preparados com bastante vegetais – vai treinando, que logo logo, essas delícias serão preparadas por alimento cultivado por você! Vai por mim, cultivar sua própria horta e fazer a colheita do que plantou é mais doce doce de batata-doce!

Nos vemos na aula 4 verdinho!


Beijo, Carol Costa