CURSO GRATUITO DE HORTA

com Carol Costa

Aula 05

Facebook Comments Box

Resumo da Aula 05.

Verdinho, essa foi a nossa aula 5, a última do Curso Gratuito de Horta!

O assunto é tão gostoso e eu tinha tanta coisa bacana pra mostrar, que essa foi a live mais longa do curso! E nem terminou, já tô com saudades! Falamos sobre pets e plantas, adubos e ainda mostrei como é o novo curso da Universidade Minhas Plantas, o Horta em Vasos, em primeiríssima mão pra não alunos! Quem já é meu aluno da Universidade já tem acesso ao Curso Horta em Vasos quase completo – 34 das 41 aulas já estão disponíveis pros meus verdinhos vips!

Pets e plantas formam uma dupla incrível e ambos têm lugar reservado em nossos corações. Mas mantê-los juntos pode ser um desafio pra algumas pessoas. Por isso, listei cinco ações pra garantir que seu amigo de quatro patas conviva bem com sua horta. Todas as sugestões são bem fáceis de colocar em prática e você verá como vai rolar super de boa a integração entre o verde e os peludos (e até alguns bicudos).

repelir é uma alternativa pra manter pets curiosos longe da horta
certas vivas são ótimas soluções
canteiros elevados: seus cães ficam afastados e suas costas agradecem
cobrir vasos e canteiros com tela de pintinho
ervas aromáticas são ótimas pra nós e repelem focinhos curiosos com segurança
uma tampinha de garrafa PET, algodão e seu óleo aromático preferido
plante milho de pipoca pros cães e gatos mastigarem quando quiser
brinque com os peludos pra gastar a energia deles
adestre seu pet e apresente as plantas à ele

Pra demonstrar que dá pra conviver pacificamente com os bichinhos (domésticos ou silvestres), Sky, um cãozinho fofo do meu vizinho, brincou com as plantas e as abóboras que plantamos nas gravações do Curso Horta em Vasos. Do outro lado, um saruê que sempre dá as caras por aqui caçou lesmas e alguns insetos na horta plantada em vasos no meu quintal.

Uma parte da live foi dedicada aos adubos, componentes indispensáveis pra quem quer cultivar uma horta e ter uma colheita de respeito. Pragas e doenças podem atacar suas hortaliças bem rápido se as plantas crescem sem os nutrientes pra se manter saudável. Falei sobre adubos orgânicos e minerais, expliquei que os produtos adequados possuem informações claras nos rótulos e enumerei os vários tipos que você pode encontrar pra comprar. Existem adubos minerais concentrados, de pronto uso, diluídos, farelados, foliar…  e também os orgânicos, como húmus de minhoca, composto de composteira, adubo de liquidificador, Bokashi, muitos outros. Quer alguns links pra conhecer mais sobre adubação? Tá na mão!

Vídeos sobre adubação
3 formas de uso do adubo Bokashi –  https://minhasplantas.com.br/tv/adubo/3-formas-de-uso-do-adubo-bokashi/
Bokashi: perguntas e respostas – https://minhasplantas.com.br/tv/adubo/bokashi-perguntas-e-respostas/
Como fazer adubação laminar (adubo de liquidificador) – https://minhasplantas.com.br/tv/adubo/como-fazer-adubacao-laminar/
Adubar pra quê? Um guia rápido dos tipos de adubos na jardinagem – https://minhasplantas.com.br/tv/adubo/adubar-pra-que-um-guia-rapido-dos-tipos-de-adubos-na-jardinagem/

Manter os pets seguros numa horta:
Espiral de ervas feita com tijolos e sem argamassa – https://minhasplantas.com.br/tv/50-dias-de-verde/como-construir-uma-horta-com-tijolos-sem-cimento-nem-argamassa/
Jardim com animais e pouco sol (A Louca das Plantas) – https://minhasplantas.com.br/tv/louca-das-plantas/respondendo-duvidas-sobre-jardim-com-animais-e-pouco-sol-louca-das-plantas/

Série de vídeos Horta em Casa (ficam no ar até domingo, 23:59h):
5 dicas pra ter uma horta: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/5-dicas-pra-ter-uma-horta-em-casa/
Kit básico pra começar: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/kit-basico-pra-comecar-sua-horta-em-casa/
Escolhendo o melhor local na sua casa: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/escolhendo-o-local-pra-sua-horta-em-casa/
Como semear sua horta: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/como-semear-na-sua-horta-em-casa/
O que plantar: https://minhasplantas.com.br/tv/horta/o-que-plantar-na-sua-horta-em-casa/

Aulas anteriores do Curso Gratuito de Horta (ficam no ar até domingo, 23:59h):
Aula 1: https://minhasplantas.com.br/tv/curso-gratuito-de-horta/curso-gratuito-de-horta-aula-1/
Aula 2: https://minhasplantas.com.br/tv/curso-gratuito-de-horta/curso-gratuito-de-horta-aula-2/
Aula 3: https://minhasplantas.com.br/tv/curso-gratuito-de-horta/curso-gratuito-de-horta-aula-3/
Aula 4: https://minhasplantas.com.br/tv/curso-gratuito-de-horta/curso-gratuito-de-horta-aula-4/

Meus livros, a camiseta que vesti na live e outros materiais
Loja Minhas Plantas – você encontra a camiseta da Loja Botânica que usei na live e também meus livros (https://loja.universidademinhasplantas.com.br/)
Sementes da Isla Sementes (https://www.instagram.com/islasementes/)
Adubod da Forth Jardim (https://www.instagram.com/forthjardim_oficial/)
Bokashi da Yes, We Grow! (https://www.instagram.com/yeswegrow/)

Pra terminar a noite, recebi minha querida amiga Juliana Valentini que veio bater um papo gostoso sobre como entrou no mundo verde. Ela e seu marido Flores Welle, o Flop, apresentam as aulas junto comigo no Curso Horta em Vasos. Vimos uma parte da apresentação desse novíssimo curso, em rede nacional. E aproveito pra te convidar, meu verdinho querido que participou desta maratona de lives do Curso Gratuito de Horta: não deixe de se inscrever pra receber as informações pra participar da Universidade Minhas Plantas com um preço promocional. As vagas abrem nesta segunda-feira, dia 08 de março e durará pouco tempo – pela quantidade de participantes das lives gratuitas, as vagas da Universidade Minhas Plantas acabarão bem rápido!

Ah, e ainda teve o drink sem álcool com flores da Cissa e a receita da minha madrinha, Elenice Altman executada pela minha amiga Juliana Valentini! A receita tá aqui:

Espaguete de abóbora bavette com couve kale
Ingredientes:
1 abobrinha Bavette (tamanho médio)
1 couve Kale
2 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de tomates assados (secos)
1/2 xícara de nozes
1 cabeça de alho
sal e pimenta

Modo de preparo:
Corte e descarte as pontas da abobrinha e o restante em anéis com aproximadamente 3 cm de largura. Retire as sementes, tempere com sal, pimenta moída na hora e azeite. Corte a parte de cima da cabeça de alho, regue com azeite, embrulhe em alumínio e leve ao forno e asse junto com a abobrinha em forno pré-aquecido a 200 graus e asse por 40 minutos, virando os anéis na metade do tempo.

Parta as nozes, asse durante 5 minutos e reserve.
Quando a abóbora estiver assada, retire do forno e espere esfriar o suficiente para ser manuseada. Remova as cascas e separe os fios com as mãos no formato de espaguetes longos. Descasque os dentes de alho que estarão macios e com sabor suave.

Numa frigideira grande, aqueça o azeite e acrescente a couve picada, em pedaços grandes (descarte os talos). Cozinhe durante 3 minutos, junte os tomates também picados, as nozes, o “espaguete” e o alho assado. Ainda no fogo, misture delicadamente os ingredientes e permaneça apenas o suficiente para aquecer o espaguete.

Beijo, verdinho!

Nos vemos na Universidade Minhas Plantas!

Carol Costa